Vila Real (Portugal)


Essa foi sem querer..... Eu não tinha qualquer informação sobre a cidade. Acabei passando por acaso. Gostei demais. Vale à pena visitar e vale à pena todo o caminho que leva a região de Trás-os-montes, mesmo com as estradas bem movimentadas e, muitas vezes em mão dupla... Mesmo que seja em um bate-e-volta partindo do Porto (cerca de 90 km), eu recomendo. Se vai à Bragança ou Chaves, certamente vai passar por lá, reserve um tempinho... 

Praça principal totalmente florida. 

Vila Real é uma das maiores cidades do Norte de Portugal e merece uma parada sim. Nem que seja para fazer uma rápida visita nas lindas e floridas praças (Abril/Maio) e na maravilhosa arquitetura da cidade. Na verdade, só descobri Vila Real porque estava indo para São João da Pesqueira (em pesquisas genealógicas). Mas foi grata a parada... Uma cidade bem conservada, linda, limpa e com um bom comércio.



Vila Real e o Douro

A coisa mais incrível que se vê no Norte de Portugal, é que o Douro é lindo em qualquer ângulo, em qualquer freguesia, com qualquer luz..... Desde sempre, desde de quando era pequeno, isso há mais de 50 anos, ouvia falar do povo de Trás-os-montes (assim como dos ilhéus da Madeira). De Trás-os-montes vieram os portugueses que habitaram (até hoje) grande parte da cidade onde nasci, Santos/SP (Brasil). Tenho muito sangue dessa Terra. 


Parte daquela antiga Trás-os-montes é hoje Vila Real. Para ser mais específico, Trás-os-Montes era constituída por 31 concelhos, integrando os Distritos de Bragança, Vila Real, Viseu e da Guarda, sendo os concelhos: Alfândega da Fé, Carrazeda de Ansiães, Freixo de Espada à Cinta, Macedo de Cavaleiros, Miranda do Douro, Mirandela, Mogadouro, Torre de Moncorvo, Vila Flor, Vimioso, Vinhais, Alijó, Boticas, Chaves, Mesão Frio, Mondim de Basto, Montalegre, Murça, Peso da Régua, Ribeira de Pena, Sabrosa, Santa Marta de Penaguião, Valpaços, Vila Pouca de Aguiar, Armamar, Lamego, São João da Pesqueira, Tabuaço e Vila Nova de Foz Côa.




Vila Real de Trás-os-Montes é de 7 de Dezembro de 1272 e tem cerca de 50 000 habitantes. A cidade está  em uma bela paisagem natural, tendo como pano de fundo as serras do Alvão e do Marão. Vila Real tem um clima temperado mediterrânico. Aqui existe um provérbio que diz: "Nove meses de Inverno, três meses de inferno". As festas Municipais são: Santo António, dia 13 de Junho (feriado municipal), São João, noite de 23 para 24 de Junho, com arraiais por toda a cidade e São Pedro, dias 28 e 29 de Junho, em que se realiza a tradicional Feira dos Pucarinhos. 


Temperatura anual em Vila Real:
Dicas Importantes:
Beba água e use um calçado confortável (vai andar bastante)
Informações Turísticas em Vila Real
Experimente: Vitela à Mirandesa e  Pitos de Santa Luzia
Fique dois dias. Se não tiver tempo, faça um bate e volta à partir do Porto.
Vai ter apenas um dia? Visite pelo menos o Palácio de Mateus (Imperdível)

Visite:
Aldeia de Casas de Xisto de Lamas de Olo
Conservatório de Música de Vila Real
Igreja Nossa Senhora da Conceição
Igreja de São Domingos 
Igreja do Calvário
Palácio de Mateus (Imperdível)
Pontes Romanas de Piscais
Santuário Rupestre de Panóias
Teatro de Vila Real (Veja a Agenda)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro

Data da Viagem: Maio de 2012
Cidade de Origem: Porto
Cidade de Destino: Braga
Meio de Transporte: Automóvel
Wikipedia: Vila Real
Wikipedia: Trás-os-montes

Veja este vídeo de Isabel Rebelo sobre o lugar:


Vila Real no Mapa



Distância do Porto: 85 km
Distância de Viseu: 90 km
Distância de Chaves:  68 km
Distância de Bragança: 120 km

Espero ter ajudado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário