Pinhão, Alijó (Portugal)

Cheguei à região motivado por pesquisas de família e antepassados. Buscava informações genealógicas que me levassem à freguesias em um raio de até 50 km, tendo como meta os seguintes pontos: (1) Terras da minha avó Materna: São João da Pesqueira, Trevões e Várzea de Trevões, (2) Terras da minha bisavó Paterna: Souto Maior e São Martinho de Anta

 
Pinhão vista à partir do Douro

Pinhão vista do Douro
Conhecer Pinhão, assim como toda a bela região, foi uma grata surpresa. Nem imaginava que o Alto Douro fosse tão bonito. Na cidade onde nasci e cresci, no Brasil, que tem fortes raízes portuguesas, só ouvia falar de histórias de Trás-os-Montes e dos Ilhéus da Madeira. Mas não especificamente do Alto Douro.

Pinhão vista do Douro 

Douro em frente à Pinhão 

Pequeno comércio de cestos em frente à estação de Pinhão


 
Ponte sobre o Douro - Acesso à Pinhão

Foto de Ponte sobre o Douro em Pinhão

Douro e a Ponte de Pinhão


Pinhão, a mais famosa freguesia de Alijó, Vila Real, fica ao Norte de Portugal, no centro da Região Vinhateirana margem direita do Rio Douro. A "região demarcada" recebe cerca de 400 mil turistas ao ano, que procuram por vinhos, paisagens, aprendizado e sossego. O lugar tem sua paisagem classificada pela UNESCO como Patrimônio Mundial da Humanidade. Realmente uma beleza.  



Estação de Comboios de Pinhão

 
Parte de um dos 24 painéis azulejados de Pinhão

 
A entrada principal da Estação. 

A estação de Pinhão (1880) tem uma composição arquitetônica e acabamentos típicos de Portugal. São 24 painéis de azulejo que mostram as  paisagens do Douro e o dia-a-dia das vindimas. Todos esses painéis foram confeccionados em tom azul e fabricados em Aveiro. Mas Pinhão, além da estação de comboios, é uma bela região com várias quintas, relevo bem acidentado e gente simples/trabalhadora. Aqui são plantadas e colhidas as uvas que dão origem ao famoso Vinho do Porto. Para quem gosta de vinhos e seus mistérios, indico ficar uns três dias pela Região Demarcada do Douro Vinhateiro e conhecer as quintas com mais tranquilidade e tempo. 


Temperatura anual em Pinhão:
Dicas Importantes:
Informações Turísticas em Pinhão (site oficial)
Informações sobre o Douro e Toda a Região Dourovaley
Comer: Pratos Mediterrâneos com um bom vinho do Douro. 
Cruzeiros pelo Douro Partindo do Porto: Veja aqui
Trem Turístico - Comboios do Douro no Porto (Compre aqui)
Data da Viagem: 2012 MAIO
Cidade de Origem: Porto
Cidade de Destino: Peso da Régua (Museu do Douro)
Meio de Transporte: Carro

Veja este vídeo do youtube (Rui Santos) sobre a Linda Pinhão.



Mapa da Localidade:


Espero ter ajudado.

2 comentários:

  1. To achando que essa cidade em relação as demais posso descartar..O que acha ?? Muito bom o blog,,,,,videos excelentes...dicas precisas..obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim. Todas as cidades postadas são de Lisboa para cima. Vc vai de Lisboa para baixo. tem que ser essa região, pois é a melhor para pedalar (plano). Na verdade apure a pesquisa topográfica para não ter problemas nem surpresas.

      Excluir