Bonito e Jardim, Serra da Bodoquena, MS




Estrada de Jardim à Bonito (MS)

Rio do Peixe

 
Rio da Prata

Arara-vermelha no comedouro da Lagoa Misteriosa


Uma excelente viagem para se fazer em família (inclusive com crianças), grupo de amigos de qualquer idade ou até mesmo casais. Um lugar lindo, ímpar e acessível à todos. As trilhas são leves e muito bem guiadas. Natureza exuberante. São dezenas de atrações na região de Bonito e Jardim/MS. Tudo muito limpo e bem organizado. Vale muito à pena dedicar uma semana inteira nessa viagem. Em cinco dias inteiros que estivemos na cidade, tivemos a oportunidade de fazer oito dos quarenta e dois passeios disponíveis na secretaria de turismo  (Setembro 2018). A organização turística é eficaz. A cidade vive praticamente de turismo e sabe receber o visitante. Vale muito à pena....

Rio da Prata



Para quem visitar a região, antes de tomar qualquer atitude, seguem algumas dicas importantes:

Como chegar: 
Fomos em quatro adultos. Chegamos à conclusão de que a melhor opção seria voar cedinho de GRU até CGR (Campo Grande). De lá alugar um carro e dirigir por cerca de quatro horas (parando para almoço). A estrada é de mão-dupla, com bom asfalto e bem sinalizada. O roteiro que te leva à Bonito/MS passa por pequenas cidades e locais isolados de cerrado. A natureza é bem preservada, sendo possível ver muitos bichos na beira da estrada (Seriemas, Emas, Tatus, Veados, etc). Como chegamos em Bonito após o almoço, tiramos o resto do dia para conhecer o centro, desfazer as malas, tomar uma cervejinha artesanal da região e nos ambientar ao hotel e geografia da cidade.   

Nascente Azul


Hospedagem. Vantagens e Desvantagens: 
Bonito é o tipo de lugar que tem muitas atrações diurnas. Você sai cedinho do hotel e só volta no final da tarde ou início da noite. Daí, vai acabar saindo para jantar. Dependendo do tipo de viagem que você quer, recomendo que analise antes de gastar uma grana desnecessária em hotéis caros. Afinal, você não vai ficar no hotel. Acabei tomando uma atitude diferente de todas as outras viagens que já tinha feito. Optei por um Hostel.  Wooooowww... Me surpreendi. Na cidade tem um Hostel Internacional com opção de apartamento privativo, suite, estacionamento, café da manhã e até piscina por excelentes Usd$ 30 / Casal. Importante: Toalhas são pagas à parte. O atendimento foi acima do esperado. O Luis, a Elô e o Vitor foram nota dez conosco. Todos os passeios que fechei, foram por dicas deles e do Luciano (adorei o esquema). Fechei o pacote pelo Booking, dei 50% de entrada nas acomodações. No mesmo dia fechei alguns passeios pelo Whastsapp com o Luciano (Proprietário). Dentro do Hostel tem uma agência de viagens. No final, acertei tudo direto com o Hostel que ainda fez no cartão em três vezes. Recomendo sem quaisquer restrições. Quem quiser ficar onde ficamos, segue o link:  https://goo.gl/d4g7aV - Fotos do local abaixo: 
  
HI Hostel International, Bonito, MS



Não sabe nadar? 
Não se preocupe, tudo é monitorado, guiado, equipado e organizado. O pessoal é hiper treinado, equipamento de segurança perfeito, guias super competentes para acompanhar "qualquer" pessoa. Nunca fez uma flutuação? Tranquilize-se. Pode ir sem medo. Vai adorar. 

O que levar nos passeios? 
Uma muda de roupas daquela de detonar. Provavelmente vai se molhar todos os dias. 
Tênis (leve dois pares), água, chapéu. Protetor solar e repelente tem o uso controlado em alguns dos passeios.  

Rio da Prata



Transporte em Bonito: 
A cidade não tem ônibus. Vai ter que usar táxi ou caminhar (local bem seguro). Todas as atrações precisam de transporte, pois ficam distante do centro da cidade, algumas há mais de 30 km. Se vc está só, vale à pena pagar o extra de transporte quando fechar cada atração (atração e transporte vendidos pelas dezenas de agências de viagens em Bonito). Se seu grupo é maior que duas pessoas, recomendo que alugue um carro. O custo vai e a liberdade de locomoção vão compensar, pois vc pode ir à todas as atrações de carro sem problemas. Todos os lugares tem estrada de terra bem conservada com acesso fácil.

Rio do Peixe


Atrações Modalidades:
Tudo em Bonito é com hora marcada. Passeios em Grutas e cavernas geralmente são feitos em meio período. Passeios em cachoeiras ou passeios de flutuação tem almoço incluso e duram dia todo.  
Estude cada um dos passeios antes de finalizar a compra. Leve em consideração distância, duração, refeições e custos. Considere o que o receptivo de cada passeio tem a oferecer além da atração principal. Importante: Não procure por preço diferenciado na hora de fechar os pacotes de passeios, pois é tudo tabelado e controlado pelo município. Parece caro, mas na hora de fazer o passeio, o que fica constatado é que vale muito à pena. Cada um deles.  

Rio do Peixe



Onde comer? 
O próprio Hostel oferece refeições bem simples e muito baratas. Vale à fazer aquele lanche emergencial, caso não tenha energia de ir à cidade para jantar. Também oferecem massas e sopas. Tudo à preços honestos, bem serviço e muito gostoso. 
Tivemos também em diversos restaurantes na cidade.
Seguem abaixo algumas recomendações:
Pizzaria Zapi Zen: https://www.facebook.com/zapizenbonitoms/
Restaurante Tapera: https://www.facebook.com/restaurantetapera/
Restaurante Casa do João: https://www.facebook.com/restaurantecasadojoao/

Restaurante Juanita

Quando visitar?
Ideal é fugir da época de final de ano. Nessa época os valores são maiores (alta temporada), tem muito mais gente visitando o local, existe maior ocorrências de chuvas, as estradas das atrações ficam mais difíceis de transitar e os valores, obviamente, são mais altos. Solicite tabela de valores das atrações para qualquer agente de viagens. Nessa tabela, além dos preços, tem um calendário que separa alta e baixa temporada. Eu, por exemplo, fui logo após os feriados de setembro (considerado baixa temporada). Valeu à pena. Pouca gente e custos menores. 

Rio do Peixe


Locais Visitados (vídeos do youtube e opinião sobre cada um deles): 

Gruta de São Matheus https://youtu.be/I8mvMv-I9Rs
Passeio rápido. Dura cerca de duas horas. Acesso fácil e bem perto do centro. Embora tenha sido a menor gruta que visitamos, foi uma das que mais gostei. Antes de entrar nas trilhas das grutas, o visitante tem acesso a um museu com animais empalhados, veículos e objetos da região. Passeio Guiado, Monitorado, Com boa segurança, Equipamento adequado e estacionamento grátis. Fotos do local abaixo: 

Gruta de São Matheus


Nascente Azul com Almoço https://youtu.be/WuR_Mi7wA-E
Talvez esse seja o passeio mais profissional e com melhor infra estrutura de Bonito. Organização nível internacional. Passeio leva quase que o dia todo (considerando almoço e facilidades extras disponíveis no receptivo). Muito bom. A água tem temperatura agradável. Os trajes de mergulho já estão incluídos no valor dos passeios. Além da atração principal tem os restaurantes, os lagos para mergulho, falsa-baiana, pontes, etc. Local com perfeita infra estrutura. Passeio Guiado, Monitorado, Com boa segurança, Equipamento adequado e estacionamento grátis. Fotos do local abaixo: 

Lagoa Azul



Lagoa Misteriosa https://youtu.be/DfVos3GBNGE
É incrível descobrir que existe um lugar como esses. Profundidade total da lagoa ainda não foi descoberta. Até hoje (Setembro 2018), só se chegou há 220m de profundidade. Lugar lindo. Silencioso. Parece um portal para outra dimensão. Passeio Guiado, Monitorado, Com boa segurança, Equipamento adequado e estacionamento grátis. Fotos do local abaixo: 

Lagos Misteriosa


Rio da Prata com almoço https://youtu.be/Vmqk-Fk7QoE
Acredito que seja o passeio mais famoso da região. São duas horas de flutuação rio abaixo. O rio é quentinho e absurdamente claro. Incrível o local conhecido como vulcão, onde a água cristalina brota do fundo da areia. Todo o trajeto da flutuação é feito no meio de diversas espécies de peixe e em grandes quantidades. Inesquecível. Passeio Guiado, Monitorado, Com boa segurança, Equipamento adequado e estacionamento grátis. Fotos do local abaixo: 

Rio da Prata

Rio do Peixe com almoço https://youtu.be/aXkVdhYhEJY
Acredito que esse passeio seja a cara da infância de muita gente que foi criada perto de rios e cachoeiras por todo o interior do Brasil. O passeio é rústico. A estrutura é bem natural e pouco modificada. Vale à pena toda essa simplicidade. Acho que são nove cachoeiras em todo o trajeto de pouco mais de três horas. A trilha é fácil e na sombra. Gostei muito dessas cachoeiras. O almoço é delicioso e farto. O ponto alto do local: Depois do almoço, araras azuis e macacos encostam nos turistas. O incrível é que eles só vem quando o dono da fazenda os chama. Primeiro as araras (cerca de sete) que ficam por pouco mais de meia hora pousando para fotos com os turistas. Depois os macacos prego (cerca de 40), que ficam por volta de uma hora com os turistas. Acabada a festa, voltam para a mata e desaparecem.  Passeio Guiado, Monitorado, Com boa segurança, Equipamento adequado e estacionamento grátis. Fotos do local abaixo: 

Rio do Peixe



Grutas de São Miguel https://youtu.be/Dtwa5PV3H2A
O receptivo dessa gruta é o melhor de todos que fomos Mas a gruta, em si, parece já ter sofrido bastante ação do homem. Muitas peças quebradas e parece que o lugar já foi muito frerquentado, quem sabe até habitado. Não entendo nada de grutas. Mas das 3 que visitamos em Bonito, essa foi a que menos gostei. Passeio Guiado, Monitorado, Com boa segurança, Equipamento adequado e estacionamento grátis. Fotos do local abaixo: 

Gruta de São Miguel


Gruta do Lagoa Azul https://youtu.be/9-zRF9fJz1w
Acho que é a gruta mais famosa da região. Incrível como, mesmo com frio e chuva, dentro da caverna a temperatura não muda. A luz que reflete no fundo das águas é um absurdo. Mesmo com tempo ruim mostrou a lagoa bem azul. Passeio Guiado, Monitorado, Com boa segurança, Equipamento adequado e estacionamento grátis. Fotos do local abaixo: 

Temperatura anual em


Dicas Importantes: 
Escritório de Informações Turísticas em Bonito (Link)
Beba água e use um calçado confortável (vai andar muito) 
Visite a Lagoa Misteriosa, o Rio do Peixe e o Rio da Prata. 
Imperdível: Nascente Azul
Queria ter visto: Buraco das Araras
Experimente comer um Pacú na Brasa no Restaurante Juanita
Data da minha Viagem: Setembro 2018
Cidade de Origem: São Paulo e Campo Grande
Cidade de Destino: Campo Grande e São Paulo
Meio de Transporte: Avião e Carro

Espero ter ajudado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário