Saímos de ônibus de Viena e Ficamos hospedados por cinco dias em Budapeste (Hotel Radisson). A cidade é simplesmente encantadora, principalmente por seu nobre passado no Império Austro-Húngaro. Parece um lugar esquecido no tempo. A guerra destruiu muita coisa e outras tantas ainda precisam de restauração. Mas tem muita coisa linda de pé. Vale à pena. Uma visita cheia de descobertas.
Rio Danúbio
Rio Danúbio (Duna em húngaro). Com 2,8 mil quilômetros, é o segundo maior rio da Europa. O trecho que cruza Budapeste é magnífico. Uma bela e importante via que serve de fronteira natural para dez países, desde a Floresta Negra na Alemanha, passando pela Áustria, Eslováquia, Hungria, Croácia, Sérvia, Bulgária até desaguar no Mar Negro na Romênia. Sim, o Danúbio é Azul.
Antigos bondes amarelos (Trams) ainda circulam pela cidade com muita eficiência. Obviamente existem alguns modelos mais novos. Mas esses amarelinhos mais antigos são verdadeiras peças de museu (e são muitos). É uma ótima opção para locomoção por todas as áreas. Bom, seguro, barato e rápido.
Bastião dos Pescadores
O Bastião dos Pescadores (Halaszbastya) é imperdível. Talvez um dos locais mais bacanas de Budapeste. É monumental e permite uma excelente vista de bom trecho do Rio Danúbio (Duna). Nos arredores Bastião ainda existem muitas edificações esburacadas com resquícios de artilharia de guerra. Lindo e interessante... Reserve uma manhã inteira para conhecer o local. Vale à pena.
Preça dos Heróis
Festa de aniversário de 1.000 anos da Praça dos Heróis (Hosõk Tere - Heroes Square). Isso mesmo, eles estavam comemorando 1.000 anos quando estivemos por lá (2011). É a maior praça da Hungria e o centro popular artístico e cultural da cidade.
Estação de Nyugati
A estação de trens Budapest Nyugati Station é praticamente um museu ferroviário funcionando à todo vapor. Construída pela Equipe Eiffel em 1877 é linda e muito bem conservada. Os trens são bem antigos (como em toda a Hungria) e a manutenção parece ser perfeita. Fizemos um passeio até a cidade de Nyregyhaza para visitar parentes. O trecho de ida foi bem confortável e demorou cerca de três horas. Muito barato (cerca de Eur $12 ida e volta primeira classe).
Mercado Municipal
O Mercado de Budapeste (Kozponti Vásárcsarnok), construído em 1857 funciona plenamente em três pisos. É um dos melhores locais para conhecer a cultura e tradições húngaras. Aqui você vai comer bem e barato. Experimente pratos como: Gulyás, Porkolt, Lángos, Palacsinta, Pogácsa e o delicioso Toltott Káposzta (Repolho cheio). Aproveite o momento para experimentar o destilado húngaro (Pálinka) ou então o mais famoso vinho dos Cárpatos (Tokaji). Artesanato, presentes e cultura em um único lugar. Esta é a melhor pedida para se comprar as lindas bonequinhas de pano e os famosos bordados húngaros.
Ponte das Correntes
A Ponte das Correntes (Chain Bridge - Széchenyi Lánchíd) foi construída em 1840 e aparenta ainda estar em perfeito estado. A manutenção parece ser impecável. É um dos monumentos mais antigos da cidade. Durante a noite fica linda, totalmente iluminada. Opinião de curioso: Acho que a Hungria, por ser um país centro-europeu e distante do mar, deve sofrer muito pouco com a ação da corrosão, pois muitos monumentos estão praticamente sem ferrugem.
Prédio do Parlamento
Em estilo neo-gótico o famoso prédio do Parlamento (Orszaghaz), de 1873/1902, é um dos edifícios mais iluminados da cidade. Foi construído com mais de 40 milhões de tijolos (é o que dizem). Um dos maiores monumentos do Leste Europeu. Uma edificação majestosa, linda.. Dezenas de prédios e quase todas as pontes também ficam iluminadas. A cidade é lindíssima à noite... E ainda chamam Paris de "Cidade Luz"... Vale à pena conhecer! Ingressos e horários aqui.
Bairros residenciais de Budapeste
Bairros comerciais em Budapeste: Tranquilidade e aparente segurança. As casas não tem garagens. São todas geminadas. Comércio na parte térrea, depósito e escritórios no segundo piso e apartamentos no terceiro andar. Muita gente se utiliza do trasporte público e pouca gente tem carro.
Antes de terminar este post, esclareço: As maiores cias de viagem do Brasil vendem Budapest como Leste Europeu (ou até mesmo como Europa Central). Essa é uma questão de nomenclatura. Nessa mesma viagem fui à Nyiregyháza para levantar dados de Genealogia da minha esposa. A viagem, como demonstra a postagem, foi em 2011. Nessa época as opções e excursão para o local eram raras, a cidade não recebia mais do que 1 milhão de turistas ao ano. Para se ter uma ideia, hoje Budapeste recebe 6 milhões de visitantes/ano contra 6,3 milhões do Rio de Janeiro. Talvez essa informação possa ajudar.
Temperatura anual em Budapeste
Melhor época para viajar: (Abril e Maio) ou (Outubro e Novembro).
Dicas Importantes::
Informações Turísticas em Budapeste
O que não pode faltar: Um calçado confortável (vai andar muito)
Faça um passeio de barco pelo Danúbio EUR$ 10 = 1 hora
Visite linda região da Mathias Church (Igreja Mathias)
Visita imperdível: Basílica de Santo Estevão (St. Stepens Church)
Experimente a Cerveja Soprony Démon
Almoço: : Coma um Pato no Fatal Restaurant
Não deixe de visitar a Budapest Opera
Data da Viagem: 2011 SEP
Cidade de Origem: Viena
Cidade de Destino: Nyregyhaza, depois Munich
Meio de Transporte: Ônibus, Bonde e Barco.
Veja este vídeo de Budapeste no Youtube
Data da Viagem: 2011 SEP
Cidade de Origem: Viena
Cidade de Destino: Nyregyhaza, depois Munich
Meio de Transporte: Ônibus, Bonde e Barco.
Veja este vídeo de Budapeste no Youtube
Nenhum comentário:
Postar um comentário